domingo, dezembro 16#SoumaisoPolêmico

Dilvan Coelho – Curtas e Picantes 106

Bolsonaro o novo presidente

A eleição do novo presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, reacendeu a chama da esperança na maioria do povo Brasileiro, mesmo naqueles que não compareceram às urnas para validar o seu nome. Bolsonaro não recebeu um cheque em branco, pois foi votado por apenas 39% dos eleitores que estavam habilitados, 32% votou em Fernando Haddad, 21% não compareceram as urnas e 8% votaram brancos e nulos. O resultado das urnas mostra que o novo presidente tem uma grande responsabilidade de conquistar a fatia que não votou nele. O Brasil já respira um clima de confiança, principalmente com as primeiras medidas tomadas, como a nomeação do Juiz Sergio Moro para o superministério, que vai combater a corrupção, o crime organizado, o tráfego de armas e de drogas.

 

Israel quer ajudar o Brasil

Na visita que fez ao presidente eleito Jair Bolsonaro, o embaixador de Israel Yossi Shelley anunciou a intenção do seu País de bancar a instalação, no Nordeste, de uma usina piloto de dessanilização de água do mar. Hoje 80% da água consumida em Israel vem da água dessanilizada. Israel é um grande celeiro mundial da produção de alimentos usando a água dessanilisada para a irrigação. O nordeste brasileiro tendo água poderá ser um grande produtor de alimentos e de frutas como já acontece em Juazeiro da Bahia e em Petrolina nas margens do rio São Francisco, que produz frutas para exportação. Para acabar com a pobreza do Nordeste o povo nordestino não precisa de esmolas, mas de trabalho e geração de rendas.

 

O recado das urnas na região

No Brasil inteiro as urnas mandaram recado para os políticos, muitas oligarquias foram derrotadas nas urnas a exemplo de José Sarney no Maranhâo. Aqui na região a família Pinto foi salva pelo bongo, com a reeleição surpreendente de Uldurico Junior. A família se uniu para dar uma votação expressiva no Extremo Sul e o deputado buscou votos em outras regiões para completar a sua eleição. A família Brito que hoje detém 3 prefeituras, o destaque ficou para o prefeito Leo Brito, que saiu fortalecido da urnas. Se tiver reeleição os dois prefeitos da região, que hoje tem condição de ser reeleito é o de Alcobaça e o de Caravelas. Na costa das baleias, os prefeitos de Mucuri, Nova Viçosa e Prado saíram enfraquecidos das urnas, sendo que o pior de todos é o de Nova Viçosa, em que o seu principal adversário, Robinho teve uma votação esmagadora e foi o único estadual eleito na região.

 

O agronegócio é a solução

Diante da crise que o país atravessa o agronegócio tem sido a salvação da lavoura. No extremo sul da Bahia a diversidade de produção tem sido o carro chefe para os pequenos produtores. A mandiocultura no território do Extremo Sul tem recebido o apoio da Fíbria e do Banco do Nordeste e dos municípios da região, dos 13 municípios, apenas 2 não aderiram ao programa. O destaque tem sido o município de Alcobaça aonde hoje tem cerca de 400 farinheiras tradicionais que serão adequadas para a Farinheira Sustentável, no próximo dia 9 de novembro serão inauguradas 3 novas farinheiras. No distrito de Pouso Alegre em Alcobaça foi fundada a Cooperativa De Agricultores Do Vale do Itaitinga – CAVI e foi construído o Centro de Referência em Mandiocultura que tem como objetivo dinamizar a cadeia produtiva da mandioca no Extremo Sul da Bahia.

 

Adequação das administrações

Todas as prefeituras no Brasil inteiro estão vivenciando grandes dificuldades com a redução das arrecadações e o aumento das despesas. O fato é que nenhuma delas tem recursos para investimentos próprios em infraestrutura. Aqui na nossa região prefeituras grandes como Teixeira de Freitas e Itamaraju estão tendo dificuldades de manter em dias a folha de pagamento. Tanto a Secretaria de Saúde como a de Educação o dinheiro que entra de verbas federais não cobrem a folha de pagamento e é preciso o município completar para conseguirem manter a folha em dias. A única solução é os prefeitos enxugar a máquina pública porque o próximo ano deverá ser pior ainda.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *