sábado, outubro 20#SoumaisoPolêmico

Dilvan Coelho CURTAS E PICANTES 92

Caravana pela Bahia

A Caravana de Rui Costa está percorrendo a Bahia, dando prioridade aos 27 territórios de identidade do estado. Ele quer formalizar o Programa de Governo Participativo ouvindo as demandas do povo em cada região. Segundo Rui Costa: “o governador não substitui o povo, ele representa o povo, por isso, tem que respeitar a vontade popular”. O portal G1 publicou que o governador da Bahia foi quem mais cumpriu as propostas de campanha registradas em cartório. O maior erro de um governante é não cumprir promessas de campanha, portanto, Rui Costa tem credibilidade perante o eleitorado baiano de fazer o seu Plano de Governo e registrar em Cartório.

A caravana em Teixeira

O governador Rui Costa conseguiu o inusitado: Ele reuniu nesta sexta-feira (27), no Cenárium Eventos, em Teixeira de Freitas, líderes políticos de posturas divergentes e adversários contumazes. Ser avaliado como o governador que mais cumpriu promessa de campanha pode ter contribuído para a hegemonia do político na Bahia. Neste município, Rui Costa conta com o apoio do prefeito Temóteo Alves de Brito, que foi ovacionado em sua chegada. A militância do PT em Teixeira de Feitas, liderada pelo ex-prefeito João Bosco Bittencourt, se fez presente  e  também atuou de forma efusiva e equilibrada. Portanto, houve uma convivência pacífica entre os dois principais grupos antagônicos; o que não é fácil.

Semana da Agricultura

Encerrou com “chave de ouro” a Semana da Agricultura Familiar com uma feira na praça da Bíblia, em Teixeira de Freitas. Durante a semana, vários eventos aconteceram, inclusive, um fórum de debates na Câmara de Vereadores com várias palestras sobre desenvolvimento sustentável, conforme noticiado na imprensa. E na feira foram expostos produtos vindos diretamente das comunidades produtoras para o consumidor, houve um bom acolhimento das donas de casa, que aproveitaram a oportunidade para comprar produtos naturais, quase 100% livres de agrotóxicos. A organização da feira, com barracas padronizadas, impressionou os visitantes e foi um atrativo para a venda de praticamente todos os itens expostos.

Sucesso das parcerias

As 193 barracas padronizadas foram executadas com verba federal com a contrapartida da prefeitura de Teixeira de Freitas. Além das barracas, outras verbas para compra de patrulha mecânica, ambulâncias para a zona rural, equipamentos hospitalares, farinheiras, poços artesianos, somam hoje cerca de 20 milhões de reais, conseguidos através da parceria com o então secretário executivo da presidência da República, Paulo Câmara, que hoje é pré-candidato a deputado estadual e tem marcado presença constante em Teixeira, observando as suas demandas. Paulo Câmara, sem ter sido votado em Teixeira, conseguiu tantos benefícios, e, assim, ficou com crédito para receber o voto do cidadão teixeirense.

Candidatos a deputado

Em Teixeira existe uma grande expectativa ainda da definição do prefeito Temóteo Brito em saber quais os candidatos que ele irá apoiar para deputado. Sem dúvida que o apoio de Temóteo influenciará também na decisão do prefeito Léo Brito, de Alcobaça. Por enquanto, Temóteo não se pronunciou, é provável que só venha a definir depois do julgamento das contas de João Bosco, que será no dia 1º de agosto, na primeira sessão da Câmara, após o recesso parlamentar. João Bosco pretende ser candidato a deputado estadual, porém, se as contas forem rejeitadas, ficará inelegível por oito anos. Ele vai precisar de 13 votos para aprovar suas contas. Não vai ser fácil não!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *