quinta-feira, outubro 18#SoumaisoPolêmico

Salas de Recursos Multifuncionais ampliam a inclusão dentro das escolas municipais em Teixeira de Freitas

A Coordenação do Núcleo de Educação Inclusiva, ligado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, atua entre outras ações nas Salas de Recursos Multifuncionais localizadas atualmente em sete escolas da Rede Municipal com objetivo de utilizar ferramentas didáticas e pedagógicas para ampliar a integração e a inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Atualmente, quase 200 jovens e crianças são acompanhados pelos profissionais das Salas de Recursos Multifuncionais que estão nas unidades: Escola Municipal Joaquim José de Almeida, Escola Nosso Lar, Escola Pedro Agrizzi Neto, Escola Amigos da Natureza, Escola Irmão Dulce, Escola Vila Vargas, Escola Nilson Fernandes e Centro de Educação Inclusiva.

As responsáveis pela coordenação do Núcleo de Educação Inclusiva, Maria Ivania Pereira e Alceli Gomes Diniz, explicaram como é realizado o atendimento. “São crianças e jovens que possuem necessidades especiais e lá entram em contato com informática, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, e outra ação é dar o apoio aos professores das escolas”.

O grande objetivo deste trabalho é atender não só os alunos, mas jovens e crianças que vivem no entorno da escola. “Para receber este acompanhamento não precisa estar matriculado na escola, basta procurar a direção para ser encaminhado para triagem e saber qual potencialidade será trabalhada e receber o atendimento necessário”.

Outro trabalho realizado é o suporte ao professor. “Estes professores que estão nas Salas de Recursos eles dão o suporte aos alunos para que eles desenvolvam suas potencialidades de acordo com sua necessidade, é também parte do trabalho dos profissionais que atuam nas Salas oferecer este suporte aos demais professores”.

Para divulgar este trabalho no município será realizado no próximo domingo, dia 30 de setembro, a I Mostra de Tecnologia Assistiva durante o Domingo é Lazer, na Avenida Getúlio Vargas.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *