quarta-feira, junho 26#SoumaisoPolêmico

Tempo: Frente fria avança sobre áreas da BA e SE com risco de chuvas fortes; frio segue no Centro-Sul

Uma frente fria avança sobre áreas dos estados da Bahia e Sergipe a partir desta quarta-feira (05) e pode provocar chuva forte ao longo do dia. Elas devem, inclusive, acontecer acompanhadas de ventos intensos.

“Este sistema tem potencial para provocar chuva forte, com raios e ventania em vários locais do litoral dos dois estados. A chuva pode causar problemas em Salvador e em Aracaju nos próximos dias”, destaca a Climatempo.

Ainda segundo a empresa meteorológica, as demais áreas do litoral Leste do Nordeste têm previsão ao longo do dia de pancadas de chuva de curta duração e sem expectativa de raios.

Tanto o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) quanto as previsões da Climatempo apontam que as chuvas devem seguir pelos próximos dias nas áreas litorâneas da Bahia e Sergipe, inclusive com alertas.

“A situação é de alerta para o grande aumento da chuva. As duas capitais [Salvador e Aracaju] podem ter problemas com alagamentos durante a quinta-feira”, destacou a Climatempo. A temperatura fica mais baixa.

Os ventos vão ser fortes na costa Leste do Nordeste nos próximos dias. “O mar fica bastante agitado e os navegantes devem redobrar os cuidados, além de ter atenção com os avisos da Marinha”, informou a Climatempo.

O mapa de precipitação acumulada do Inmet mostra que nas últimas 24 horas as chuvas mais volumosas pelo país estavam mais concentradas em áreas do Norte e também no Sudeste. Agora há o retorno para pontos do Norte.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Dados de chuva acumulada desta quarta-feira apontam que já começou a chover na Bahia. Até às 10h, Boa Vista (RR) tinha 36,8 mm, Fonte Boa (AM): 19 mm, Caracarai (RR): 14 mm, Canavieiras (BA): 13,1 mm e Manicore (AM): 11,2 mm.

Enquanto as chuvas retornam para áreas do Nordeste, uma condição mais firme é esperada para a maior parte do país. Nos próximos sete dias, as precipitações mais volumosas estão previstas para pontos do Norte e litoral do Nordeste.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos sete dias:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos sete dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Frio continua sobre Centro-Sul do Brasil

O frio continua sobre o Centro-Sul do Brasil e há possibilidade de que esta quarta-feira seja de recorde de frio por conta da atuação da grande e forte massa de ar frio, que já tem derrubado as temperaturas.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (05/06 a 08/06) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (05/06 a 08/06) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Segundo levantamento do Centro de Informação de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Epagri/Ciram), de Santa Catarina, pelo menos duas cidades no estado tiveram mínimas abaixo de zero no amanhecer desta quarta-feira.

Em Urubici, foi registrado -0,3°C e em São Joaquim -0,5°C. Teve inclusive registro de geada com frio. Até o momento não há informações de danos com geadas em lavouras do Sul do país.

O Inmet emitiu alerta de declínio de temperatura nesta quarta-feira, com perigo potencial, em áreas do Espírito Santo e Minas Gerais. Também esperada baixa umidade em pontos de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 05 até 13 de junho, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país e um cenário de tempo firme segue sobre a maior parte do país.

De 13 de junho até 21 de junho, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas ao extremo Norte, mas começam a aparecer masi volumosas sobre o extremo Sul do país. Ainda assim, p tempo permanece firme sobre a maior parte do país também neste período.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 05 até 21 de junho:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 05 até 21 de junho - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *